04/10/2013

De Lampião a Eike Batista - a saga dos cariocas da El Efecto

Na estrada desde 2002, a banda vem à Londrina pela segunda vez e lançará o disco “Pedras e Sonhos”



Quem acompanha o Demo Sul desde o começo, ou há algumas edições sabe que o festival procura sempre inovar e dar espaço a bandas de qualidade. Em 2013 não será diferente.

Uma das atrações do Demo Sul deste ano é a banda carioca El Efecto que vem pela segunda vez se apresentar em Londrina. Em 2012, eles tocaram no campus da UEL, devido a Jornada de Agroecologia do MST. Segundo os próprios, a banda surgiu em 2002, a partir da vontade de conjugar instigação política e inquietação estética. "O objetivo foi criar uma banda com pretensões libertárias, tanto na forma, quanto no conteúdo", completam.

Com Bruno Danton na guitarra, no cavaquinho, no trompete e na voz, Tomás Rosati na voz, na percussão e no clarinete, Eduardo Baker no baixo, Pablo Barroso na guitarra e na voz e Gustavo Loureiro na bateria, os cariocas trazem a Londrina um som um tanto quanto diferenciado. O mix de instrumentos carrega, ao mesmo tempo, identidade e pluralidade. "Identidade" no sentido de que confia à banda uma peculiaridade e uma característica pessoal, diferenciando-na das demais e "pluralidade", levando em consideração o fato de usar-se dos ícones da cultura brasileira em geral, não há regionalização ou segregação.

Em um âmbito musical no qual a música tornou-se objeto comercial, os acordes "el-efectianos", se assim pode-se dizer, trazem aos ouvidos a construção de uma história com começo, meio e fim. Faz sentido ouvir, agrada os ouvidos e tem consistência, tem por quê.

Ao escutar "O Encontro de Lampião e Eike Batista" é possível identificar facilmente o diferencial que a El Efecto traz consigo. Segundo a banda, as influências são diversas: "Desde o início, a ideia é buscar uma ampliação constante das influências musicais, através de pesquisas de linguagens e mergulhos em tradições distintas. Em relação às letras, buscamos influência nas iniciativas de mistura entre o poético e o político, inspiradas pela música, pela literatura e pelos acontecimentos cotidianos. Alguns artistas que nos inspiram são Karnak, Racionais Mcs, Rage Against the Machine, Faith no More, Moacir Santos, Luiz Gonzaga, Eduardo Galeano".

Sobre festivais e projetos como o Demo Sul, a banda completa: "São iniciativas importantíssimas, pois permitem a bandas independentes como a nossa, a possibilidade de circulação, ampliação de público e intercâmbio, e contribuem para o fortalecimento da cena local. No caso do Demosul, que já leva mais de 10 anos, a iniciativa passa a ser uma referência. Nossa expectativa é grande".

Prezando sempre pela qualidade, diversidade, mas, acima de tudo, boa música, o Demo Sul traz para o público bandas que não meramente tocam, ou cantam, mas bandas que vivem e que fazem música. Diferente de tudo que os ouvidos se acostumaram a ouvir, a El Efecto se apresenta no sábado, dia 19/10 a partir das 22h, no Hush Pub.

Por fim, deixo a palavra aos protagonistas:

"Aos que não conhecem a banda, deixamos nossa página: www.elefecto.com.br. Lá estão disponíveis todos os nossos discos, incluindo o "Pedras e Sonhos", que estaremos lançando no festival. Deixamos também os links de dois vídeos:

Obrigado e HáBraços".

Nenhum comentário: