09/10/2013

X Simpósio de Música Independente

O evento que faz parte da programação do Demo Sul 2013, traz duas figuras importantes dentro da música independente, Paulo André (Abril Pro Rock) e Fernando Rosa (Senhor F)

Nesta quinta-feira (10) acontecerá no Departamento de Música e Teatro do CECA, na UEL, às 14h, o X Simpósio de Música Independente. A atividade, que faz parte da programação do Festival Demo Sul 2013, contará com a participação de Paulo André, curador e um dos produtores do Abril Pro Rock do Recife (PE) e Fernando Rosa (Senhor F), do Rio Grande do Sul, referência no rock alternativo e jornalismo musical.

Fernando Rosa,
produtor do Festival El Mapa de Todos. Ft: divulgação 

A atividade é de grande importância dentro do festival, afirma o produtor Luiz Carlos Matias, que enfatiza já terem passado pelo simpósio, por exemplo, o diretor de marketing da Petrobras e a assessoria jurídica do Rock in Rio. Este ano a escolha de Paulo André e Fernando Rosa deu-se mediante a representação que os mesmos têm no cenário musical independente e o fato de serem de duas regiões extremas do país, e que possuem representatividade no cenário da música alternativa nacional.

Segundo Luiz Carlos, o simpósio não é apenas para o cenário da música independente regional, mas também para artistas em geral como atores, fotógrafos e escritores, além de jornalistas e agentes de cultura que serão incentivados a refletir e a produzir. “O simpósio tem o principal objetivo, de mapear as carências que o mercado sofre, elaborando estratégias coletivas para o seu fortalecimento” sublinhou o produtor.

Nordeste, Sul e o rock alternativo para o mundo

Os produtores Paulo André (PE) e Fernando Rosa (RS), participantes do X Simpósio de Música Independente, permitirão uma noção do cenário cultural em que a música independente se encontra

Paulo André foi um dos responsáveis pela recolocação do estado de Pernambuco no cenário musical brasileiro, inserindo bandas do movimento Mangue Beat (Chico Science e Nação Zumbi, Mundo Livre S/A, Otto, etc.) no panorama da música mundial. O jornalista e músico Fernando Rosa é editor do portal Senhor F e uma de suas principais contribuições para a música da América do Sul é a realização do festival El Mapa de Todos, que reúne músicos independentes do Brasil e América Latina.

Paulo André, curador do Abril Pro Rock (PE). Ft: divulgação
“São duas representatividades que mostram a variedade, qualidade e potência que o Brasil possui musicalmente, sendo um do nordeste (Pernambuco) e outro do sul (Rio Grande do Sul), que configura uma mostra de como a música no Brasil pode ser mais diversa e representativa”, enfatizou Luiz Carlos, que acredita na experiência dos dois participantes como modelo para as demais regiões do país.


O simpósio ocorrerá nesta quinta-feira (10) no Departamento de Música e Teatro do CECA – UEL, a partir das 14h e a entrada é franca.

Sites
Festival Abril Pro Rock
Senhor F
Festival El Mapa de Todos

Nenhum comentário: